quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Introdução

Inicio as Atividades de Linguagem Visual Gráfica 2010/2 com um breve resumo da matéria abordada ao longo deste semestre:


Leis da Gestalt: Em suas análises estruturais, descobriu certas leis que regem a percepção humana das formas; facilit
ando a compreensão das imagens e as ideias nelas contidas.Essas leis são nada menos que conclusões sobre o comportamento natural do cérebro, quando age no processo da percepção. Os elementos constitutivos são agrupados de acordo com as características que possuem entre si, como semelhança, proximidade entre outras.


PROXIMIDADE: Os elementos são agrupados de acordo com a distância a que estão dispostos uns dos outros dentro dos planos visuais. Logicamente, elementos que estão mais perto de outros numa dad a região tendem a serem percebidos e interpretados como um conjunto único, mais do que se estivessem distante de seus similares.



Exemplo de PROXIMIDADE



SEMELHANÇA: Eventos semelhantes se agruparão entre si. Essa semelhança se dá por intensidade, cor, odor, peso, tamanho, forma etc. E, se dá em igualdade de condições.


Exemplo de SEMELHANÇA


CONTINUIDADE: Há uma tendência da nossa percepção seguir uma direção para conectar os elementos de modo que eles pareçam contínuos ou que fluam em uma direção específica.

Exemplo de CONTINUIDADE


PREGNÂNCIA: Considerada a mais importante de todas, possivelmente, ou pelo menos a mais sintética. Diz que todas as formas tendem a ser percebidas em seu caráter mais simples. É o princípio da simplificação natural da percepção. Quanto mais simples, mais facilmente é assimilada.

Exemplo de PREGNÂNCIA



EXPERIÊNCIA PASSADA
: Esta se relaciona com o pensamento pré-Gestáltico, que via associações no processo fundamental da percepção da forma. A associação aqui, sim, é imprescindível, pois certas formas só podem ser compreendidas se já a conhecemos, ou se tivermos con
sciência prévia da sua existência.
Da mesma forma, a experiência passad a favorece a compreensão metonímica: se já tivermos visto a forma inteira de um elemento, ao visualizarmos somente uma parte dele reproduziremos esta forma inteira na memória.



CLAUSURA
: Ou também denominada "
fechamento", o princípio de que a boa forma se completa, se fecha sobre si mesma, formando uma figura de traços bem delimitados. O conceito de clausura relaciona-se ao fechamento visual, como se completássemos visualmente um objeto incompleto ou imperfeito.



Exemplo de CLAUSURA


A psicologia da Gestalt também trata da questão da "figura-fundo", que seria a tendência de organizar as percepções do objeto sendo visto, e do fundo sobre o qual ele está inserido. Essa questão pode ser vista da seguinte maneira:

FIGURA: seria aquilo que nós procuramos ou voltamos a atenção e o FUNDO: seria o contexto no qual a figura está representada. Por exemplo, quando você está com fome e busca um restaurante e o encontra, a figura é o restaurante, e o fundo neste caso seria a própria rua. Assim como: as páginas para o livro e, as letras para o papel.




Modelo Teórico de Linguagem:


Clique na imagem para melhor visualizá-la.

Nenhum comentário:

Postar um comentário