Escolher um anúncio impresso para analisar e identificar:
- anunciante/produto anunciado
- mensagem que está sendo transmitida.
Analisar na peça:
- como a mensagem está sendo passada visualmente
- quais as leis da gestalt presentes
- no que a Gestalt auxilia a interpretação da mensagem
- anunciante/produto anunciado
- mensagem que está sendo transmitida.
Analisar na peça:
- como a mensagem está sendo passada visualmente
- quais as leis da gestalt presentes
- no que a Gestalt auxilia a interpretação da mensagem
Anúncio escolhido e criado por mim: New Beetle.
Anunciante: Volkswagen.
Produto anunciado: New Beetle 2011.
Mensagem transmitida: Carro com conceito tecnológico e novos acessórios.
A Volks transmite neste anúncio todo o design e sofisticação do novo protótipo do New Beetle versão 2011 já disponíveis para venda em todo território nacional.
Estimula potenciais compradores a fazerem um 'test-drive' e descobrirem por si próprios toda a potência, a beleza e o conforto do novo lançamento.
Análise:
A mensagem está visualmente transmitida em um anúncio com riqueza de detalhes, planos harmônicos, equilibrado, estável e simétrico. Fora a textura das imagens que dá um tom alegre à sua interpretação.
As cores frias utilizadas deixam o anúncio visualmente leve, apreciável, não sobrecarregando as várias percepções diferentes que cada pessoas terá ao vê-lo e analisá-lo.
Leis da Gestalt presente:
1- Segregação: relação imagem fundo. Nesse caso o fundo branco é utilizado para ressaltar o texto gráfico e a imagem, a fim de, não generalizar a compreensão visual humana.
2- Proximidade: os elementos do anúncio foram encaixados com o propósito de fazê-lo possuir uma visualização unificada, ou seja, todos os elementos fazem parte de um único plano visual indivisível.
3- Pregnância: pela logo da Volks que está estratégicamente centralizada na imagem, eu não preciso de esforço algum para reconhecer que trata-se de um anúncio de automóvel. É um signo reconhecido pelo cérebro quase que instantâneamente.
As Leis da Gestalt auxiliam na interpretação das imagens pois dá a ela uma beleza estética única, caracterizada pelas estímulos diferentes que cada pessoa apresentará ante a peça. Tem a capacidade de transformar elementos em peças de extrema singularidade (visual e espacial).

Nenhum comentário:
Postar um comentário